terça-feira, 1 de junho de 2010

Por : Camila

A época do trovadorismo abrange as origens da Língua Portuguesa a língua galaico - portuguesa que compreende o período de 1189 a 1418. Portugal ocupava-se com as cruzadas, a luta conera, os mouros e estava marcado pelo teocentrismo e pelo sistema feudal já enfraquecido em fase de decadência. Quando finalmente a guerra chega ao fim, começam manifestações sociais de período de paz, entre elas a literatura e em torno dos castelos feudais também se desenvolveu um tipo de literatura que redimensiona a visão do mundo medieval e aponta para novos caminhos essa manifestação literária e o trovadorismo.
Os poetas e cronistas dessa época eram chamados de trovadores, pois no norte da França o poeta recebia o apelativo trouvére , dizia-se que os poetas “achavam” sua canção e a cantavam acompanhados de instrumentos como a citara , a viola , a lira . Os poemas produzidos nessa época eram feitos para serem cantados por poetas e músicos.

Tipos de cantigas

Os primórdios da literatura galaico - portuguesa foram marcados pelas composições líricas destinadas ao canto.
Essas cantigas dividiram-se em 2 tipos :
Refrão - caracterizadas por um estribilho repetido no final de cada estrofe.
Mestria - que era mais trabalhada, sem algo repetitivo.

Cantiga de amor

Quem fala no poema é um homem que se dirige a uma mulher da nobreza, geralmente casada, o amor se torna impraticável pela situação da mulher. Segundo o homem, sua amada seria a perfeição e incomparável a nenhuma outra. O homem sofre interiormente, coloca-se em posição de servo da mulher amada. Ele cultiva esse amor em segredo, sem revelar o nome da dama.

Postagem da Camila

Nenhum comentário:

Postar um comentário